sábado, outubro 07, 2006

Primeiro na freguesia de Requeixo

------------------------------------------------------------

Em 1209, Requeixo e a sua Igreja são referidos no relatório das Igrejas da Diocese de Coimbra; em 1494, El-Rei D. João II deu Requeixo e o julgado de Eixo a D. Diogo Lopes de Sousa, o Moço; em 1516 El-Rei D. Manuel I concedeu foral novo aos “concelhos e terra de Eixo e Requeixo”, o que atesta já por esta altura a importância desta última Freguesia; em 1756, o Capelão Dr. Manuel Gonçalves fez o relatório do terramoto de 1755, que também se sentiu em Requeixo, mas não provocou algum dano.

De facto a Freguesia de Requeixo foi em tempos a maior Freguesia do Concelho de Aveiro e incluía no seu território os lugares de S. Paio, Lagoinha; Carregal, Sanguinheira, Mamodeiro, Fermentelos, o ramo de São Bento de Nariz com os lugares de Nariz, Cabeço da Eireira, Canissaia, Porto de Ílhavo, Verba, Vessada e Ramalheira e o ramo de São Bento da Póvoa do Valado com os lugares da Póvoa do Valado, Perajorge, Granja e Cavadinha.

Nos dias de hoje, Requeixo passou de maior a uma das mais pequenas Freguesias do concelho devido às desanexões efectuadas a partir do século XVIII. A cronologia das separações das Freguesias é a seguinte:

- 1738 – El-Rei D. João V deu permissão para que o lugar de Fermentelos se separasse de Requeixo;

- 1960 – Foi instituída a Paróquia Eclesiástica de Nossa Senhora de Fátima que se compunha pelos lugares da Póvoa do Valado, Mamodeiro e Perajorge, que em 1985 se transformaram na Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, ultima a ser desanexada.

[ Resenha Histórica de Rqueixo

Requeixo é uma Freguesia do concelho de Aveiro, situada a Sul deste.

A sua origem longínqua e de não fácil determinação, porém, são conhecidas algumas referências que nos ajudam a desenhar a sua existência.

Actualmente, a Freguesia encontra-se situada num ponto mais elevado da encosta, mais seco e saudável, junto da Capela de Santo Amaro, diferente do local de origem, junto à Igreja de S. Paio, padroeiro da Freguesia, e que terá sido abandonado devido ao medo das doenças provindas do espaço alagadiço da Pateira.

Hoje em dia, este volta a ser um lugar de repovoamento, fomentado também por algumas infra-estruturas que começam a aparecer.

Topónimo

É inconclusiva a origem deste topónimo. No entanto, este também se encontra noutros concelhos, todos no Norte do país e com variações como Requeijo, Requeixo e Requeijô. Também a nossa vizinha Espanha possui uma série de designações semelhantes, tais como Requeijo, Requejo, Requeixolo, entre outros.

É precisamente partindo do Espanhol que podemos sugerir um significado para esta palavra. Segundo o Dicc. De Gallego, Requeijo singifica “um sítio onde o terreno sofre um desnível e forma uma ladeira ou declive, para depois continuar em planura”. Se em português atribuíssemos o significado de “pequena encosta que termina em área plana”, não estávamos certamente muito longe da verdade, e tínhamos uma grande afinidade com o nosso Requeixo.]


Sem comentários: